13 de maio de 2019

Aplicativos para a obra: 8 dicas para você fazer o seu planejamento

Existem vários aplicativos para celulares que auxiliam em diferentes aspectos do planejamento da obra. Em termos de prazos e orçamentos temos um excelente ganho! Confira alguns deles.

quatro homens em uma obra três ao fundo conversando e um mais a frente com um tablet na mão

Pensar como realizar cada etapa da obra é um dos passos mais importantes para se ter não só um ótimo resultado final em relação à qualidade, mas também em termos de prazos e orçamentos. Para ajudar, existem vários aplicativos para celulares Android e IOS que auxiliam em diferentes aspectos do planejamento da obra.

Confira oito opções que selecionamos para você:

Aplicativos para gestão de projetos

1- Construct App (iOS/Android)

Um dos mais famosos na área de engenharia, esse app é completo e fácil de usar. Permite acompanhar a obra adicionando fotos, áudios e comentários. Todas as informações ficam na nuvem facilitando o acesso por qualquer dispositivo que possua o aplicativo e por diferentes integrantes da equipe do projeto.

foto das telas do aplicativo

2- Project Planning Pro (iOS/Android/Mac/Windows)

Esse é um software multiplataforma que torna fácil gerenciar tarefas, calendários, orçamentos e recursos. Uma das principais vantagens é que você pode trabalhar em projetos que começou a desenvolver em outras plataformas. É possível, por exemplo, importar planejamentos do Microsoft Project usando o Dropbox, BOX, Drive ou iTunes, depois exportá-los como arquivo XML de volta para o programa original. Como ele funciona em dispositivos Mac, iOS, Android e Windows devices, é perfeito para que os gerentes de projetos tenham às mãos todos os detalhes da obra durante uma reunião ou em viagens, por exemplo.  fotos da tela do aplicativo

Aplicativos para planejar decoração e acabamentos

3- Coral Visualizer e Crie Suvinil (IOs e Android)

Duas das maiores marcas de tintas do Brasil tem apps que permitem testar novas cores nas paredes antes de fazer a compra do produto. O Coral Visualizer usa realidade aumentada para simular virtualmente as cores e permite enxergar o resultado em tempo real, só movendo a câmera pela extensão do cômodo. Já o Crie Suvinil simula testes de cores em fotos de ambientes reais e mostra como a tonalidade pode mudar de acordo com o tipo de luz do ambiente.

fotos da tela do aplicativofotos da tela do aplicativo

4- Houzz Interior Design Ideas (IOS e Android)

É a Wikipedia do design de interiores. Seu principal diferencial é a navegação: você pode escolher ver imagens de um cômodo, estilo ou tipo de produto específico, com milhares de fotos à disposição para se inspirar e ter ideias de combinações.

fotos da tela do aplicativo

5- Photo Measures (iOS/Android)

É o jeito mais simples de ter as medidas dos cômodos em mãos na hora de pensar nos móveis, eletrodomésticos, acabamentos e objetos de decoração. Para evitar aquela dúvida se “cabe ou não cabe”, basta tirar uma foto com o app, desenhar as medidas principais do cômodo e indicar a medida. Essa imagem fica salva com as informações e aí é só consultar na hora de fazer as compras.fotos da tela do aplicativo

Aplicativos para controle e medição de recursos da obra

6-Sun Seeker (iOS/Android)

Saber a posição do sol ao longo do dia e dos meses do ano é um dado importante para engenheiros e arquitetos planejarem o início e o decorrer da obra, especialmente no que diz respeito a calcular a iluminação natural de um cômodo. Esse aplicativo combina informações do GPS do smartphone para indicar onde o sol estará em qualquer horário,  mesmo se o celular estiver sendo usado dentro de uma construção.

fotos da tela do aplicativo

7-Reforma Simples (iOS/Android)

Focado na gestão do orçamento da obra, o app ajuda a fazer cálculo da quantidade de materiais, desde aqueles usados na alvenaria até os acabamentos necessários de acordo com o projeto. Ele também tem uma funcionalidade interessante em que, baseado nas tabelas do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), que são atualizadas mensalmente, ele prevê o custo dos materiais e da mão de obra. Com essas informações, o app gera orçamentos de cada serviço da obra e permite salvá-los próprio app ou então convertê-los no formato de planilha para Excel.

foto da tela do aplicativo

8- iHandy Carpenter (iOS/Android)

Pense numa caixa de ferramentas virtual: essas são as funcionalidades do IHandy Carpenter. ele tem transferidor, régua, barra de nível, nível de superfície e nível de prumo. Além disso, traz uma funcionalidade de medição para verificar alinhamento entre móveis e objetos e possui um medidor de distâncias que funciona no lugar da trena.

foto da tela do aplicativo

E aí, curtiu nossas indicações? Se você usa outro aplicativo de planejamento da obra que não está na nossa lista, conte nos comentários.


Deixe uma resposta

  • Veja Também

    Quer receber conteúdos/novidades
    gratuitamente
    no seu e-mail?