9 de outubro de 2018

Concreto permeável e drenagem urbana: conheça o Hydromedia

Quais os motivos levam o concreto permeável ganhar cada vez mais destaque na engenharia e arquitetura atual?

Não tem tanto tempo assim que a indústria brasileira vem estudando sobre o concreto permeável. Para ser mais exato, as pesquisas foram  iniciadas em 2010 pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Esse tipo de pavimento permeável tem sido uma técnica muito utilizada e suas aplicações na drenagem urbana vem se tornando cada vez mais reconhecidas.

Conheça os motivos que fazem o concreto permeável alcançar, atualmente, mais relevância na engenharia e arquitetura. Vamos começar com o básico:

O que é concreto permeável?

Concreto permeável é uma tecnologia que promove a drenagem rápida e eficaz, prevenindo inundações, reduzindo a temperatura das pistas em dias quentes e enviando água diretamente para o solo, realimentando o aquífero subterrâneo.

O concreto permeável é ecologicamente correto e indicado para estacionamentos, calçadas e locais com trânsito leve. É um produto incrível, como se pode ver. Um dos destaques que vale a pena conferir é o Hydromedia, da LafargeHolcim.

Uma tecnologia a favor da segurança

De acordo com dados do IBGE, Minas Gerais e São Paulo são os estados que mais concentram áreas de risco de deslizamento e enchentes no Brasil, um dos países que mais sofre com o déficit de investimento em infraestrutura.

O estudo que foi realizado entre o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) e o Centro Nacional de Monitoramento da Federação apresentou os seguintes dados sobre brasileiros que vivem em áreas de risco de desastres naturais:

  • 8.270.217 habitantes vivendo em condições de risco;
  • Mais de 870 municípios no Brasil contam com cidadãos nessas condições;
  • 9,2% são crianças com menos que 5 anos;
  • Idosos representam 8,5%;
  • Em ordem, a região Sudeste ocupa a primeira posição (4,2 milhões de pessoas), seguida pelo Nordeste (2,9 milhões), Sul (703 mil), Norte (340 mil) e Centro-oeste (7,6 mil).

Levando em consideração esses dados alarmantes sobre a infraestrutura das cidades brasileiras é possível notar que o concreto permeável não é apenas um luxo, é uma solução.

O meio ambiente também sai ganhando

Além dos benefícios quando o assunto é infraestrutura e segurança, o concreto poroso também ganha destaque por evitar problemas ambientais, como erosão e assoreamento, necessidades de obras de contenção em bacias, alteração na qualidade da água.

Além disso, podemos destacar mais pontos positivos. Quer ver?

  • Possibilita a reutilização da água da chuva;
  • Recupera a capacidade natural de filtração do solo;
  • É um ótimo filtro para que impurezas e metais pesados não cheguem aos lençóis freáticos;
  • Ajuda no desenvolvimento de terras mais produtivas;
  • Realimenta o aquífero subterrâneo.

Um pequeno caso do concreto permeável

Uma história diz muito sobre o impacto ambiental do concreto permeável. Alguns anos atrás, deu-se início a aplicação de concreto poroso na cidade litorânea de Provincetown, em Massachusetts, nos Estados Unidos, onde um trecho de mais de dois quilômetros da sua via principal recebeu o material.

Essa ação reduziu drasticamente a contaminação bacteriana das praias. E isso, acreditem se quiser, era o motivo que fazia com que diversas praias fossem fechadas justamente na alta estação, o que atingia diretamente o setor hoteleiro, comerciantes e a economia em geral da localidade.

Nada surpreendente é o fato de que o problema foi resolvido e a extensão do concreto permeável na cidade, aumentou. Sendo assim, podemos concluir que o produto é a solução para prevenir desastre naturais em centros urbanos e também um aliado do meio ambiente. 

E aí, o que você achou? Já conhecia o concreto permeável? Conta pra gente nos comentários!

Até a próxima!


Deixe uma resposta

  • Veja Também

    Quer receber conteúdos/novidades
    gratuitamente
    no seu e-mail?