18 de maio de 2019

Saiba como o concreto translúcido é feito e onde ele é utilizado

O concreto translúcido leva alguns tipos de fibra ótica em sua composição, isso faz com que ele permita a passagem de até 70% da luz. Saiba onde e como ele já foi utilizado.

imagem de um pedaço de concreto translúcido

Os avanços tecnológicos da construção civil estão criando materiais cada vez mais multifuncionais. O concreto translúcido é um deles: resistente, durável e versátil, traz vantagens em relação à eficiência energética e também do ponto de vista estético.

Saiba mais sobre como ele é feito e onde já está sendo utilizado no mundo:

O que é o concreto translúcido?

O concreto translúcido leva alguns tipos de fibra ótica em sua composição, isso faz com que ele permita a passagem de até 70% da luz, ou seja, se você estiver de frente para uma parede feita deste material, será possível ver a silhueta de pessoas ou objetos que estiverem do outro lado.

Quem inventou este material foi o arquiteto húngaro Áron Losonczi, em 2001, em parceria com cientistas da Universidade Técnica de Budapeste. Usando uma mistura de 96% de concreto e 4% de fibras ótica, ele chegou num resultado inédito e fundou uma empresa para comercializar o produto.

foto de um pedaço de concreto translúcido com uma mão ao fundo mostrando a transparência do material

Quais as principais vantagens do concreto translúcido?

Além de ser mais resistente que o vidro e permitir a passagem da luz, a principal vantagem do material é combinar a maleabilidade, impermeabilidade e força com eficiência energética.

E as desvantagens?

A fabricação do concreto translúcido é simples, mas por conta do uso das fibras óticas, o material tem custo mais alto do que o concreto comum e a aplicação do material requer uma mão de obra especializada. No Brasil, especificamente, há ainda mais um desafio: como o material é muito novo, ainda não é reconhecido pelas normas técnicas atuais, e pode ser usado apenas como produto de vedação, com uso restrito à decoração.

Onde o concreto translúcido já foi utilizado?

Conheça algumas das aplicações mais bem sucedidas do concreto translúcido:

Portão da Europa

Em 2004, na cidade de Komarom, na Hungria, uma escultura de concreto translúcido foi erguida para comemorar a entrada do país na União Europeia. A obra foi uma das primeiras no mundo a usar o material.

Quebra-molas iluminado

Em Estocolmo, foram construídos quebra-molas de concreto translúcido com placas de lâmpadas LED no interior de cada lombada. Quando escurece, as lâmpadas se acendem, facilitando a visualização do quebra-molas por parte dos motoristas.

Presídio no Brasil

No presídio modelo localizado em Canoas, no Rio Grande do Sul, existe um projeto experimental de construção de celas com concreto translúcido. O objetivo é potencializar a iluminação natural das celas, evitando assim o uso de lâmpadas que podem ser usadas como armas pelos detentos.

E aí, tem mais algum lugar que você imagina com concreto translúcido?

Conta pra gente nos comentários!


Deixe uma resposta

  • Veja Também

    Quer receber conteúdos/novidades
    gratuitamente
    no seu e-mail?