9 de outubro de 2018

Polimento e sarrafeamento: você sabe a diferença entre os dois?

Pensando em aplicações e destaques desse mercado, vamos falar qual a melhor opção para sua obra entre polimento e sarrafeamento. Então vem com a gente!

foto: vericleanservices

Trabalhar com concreto envolve muitos detalhes: tempo de cura do concreto, aplicações, cuidadoscaracterísticas e por aí vai… Com tantos detalhes é natural que você tenha dúvidas sobre esse universo do concreto e da construção civil. Vamos esclarecê-las?

O que é polimento do concreto?

O que antes era aplicado apenas em áreas industriais e locais que precisavam de um chão mais resistente à impactos e atritos, o piso de concreto vem ganhando espaço em residências e comércios, proporcionando um belíssimo acabamento para qualquer ambiente.

 

Foto: CONCRETEPOLISHINGHOUSTON

Para dar um acabamento de boa qualidade e proporcionar brilho ao piso, o polimento entra em ação. Essa técnica pode ser realizada através de equipamentos diamantados de desgaste, como:

  • Inserto diamantado;
  • Esponjas e pedras abrasivas;
  • Fresadora de asfalto e concreto.

Entre os pontos positivos do “Polimento do Concreto” podemos citar:

  • Facilita a limpeza, uma vez que a superfície fica lisa, o que dificulta o acúmulo de poeira e partículas;
  • Aumenta a claridade do ambiente através do reflexo de luz, o que reduz os gastos com eletricidade;
  • Amplia a durabilidade;
  • Ajuda a reduzir o desgaste de rodinhas de locomoção (de estantes e equipamentos, por exemplo);

O que é o sarrafeamento de concreto?

Sarrafeamento é uma técnica cuja função é regularizar o piso de concreto. Esse procedimento nada mais é do que nivelar o concreto com o auxílio de uma régua manual ou vibratória, instrumento desenvolvido para dar acabamento em pisos.

Além de pisos, o sarrafeamento de concreto também é indicado para lajes, emboço, reboco ou contrapiso, uniformizando a espessura da superfície para a aplicação do acabamento. Porém, é importante que, antes de realizar o sarrafeamento, se evite o surgimento de bolhas bombeando o concreto aos poucos e com o auxílio de equipamentos.

Então, o que os diferencia?  

A diferença entre polimento e sarrafeamento, ainda que apresentando semelhanças, fica entre polir e nivelar. Enquanto o polimento permite que nenhum outro tipo de cobertura seja aplicado, o sarrafeamento é importante para que o piso possa receber adequadamente o contrapiso e, posteriormente, o acabamento.

Essa é a magia do concreto: a sua versatilidade.

Até o próximo texto!


Deixe uma resposta

  • Veja Também

    Quer receber conteúdos/novidades
    gratuitamente
    no seu e-mail?